sexta-feira, 7 de março de 2008

resenha sobre o filme de tróia

Resenha sobre o filme tróia

Gilberto Alexandre da Luz

Para quem não conhece ou nunca leu, tróia se baseia no conto épico de Homero Chamado de “A Ilíada”. Poema que conta sobre o cerco e a queda de Tróia por causa de muitos motivos políticos, mas o verdadeiro estopin é causado pelo rapto de Helena.

Segundo a obra de Homero, a guerra de tróia teria durado cerca de Dez anos e seu inicio foi marcado como já mencionado acima pelo rapto de Helena e mulher mais bela do mundo, e quem faz o rapto e o filho mais novo do rei de tróia.

A Ilíada trata da chamada cólera de Aquiles, principal personagem da história, maior guerreiro grego que acaba se desentendendo com Agamenon. Como nas guerras da época o saque das cidades dominadas era comum e os bens dessa comunidade eram divididos entre os vencedores – assim como mulhres e crianças e velhos sobreviventes, que se tornavam escravos- a pilhagem era também um motor das guerras.

Após o rapto de Helena, Agamenon decide invadir tróia e conta com a ajuda do maior guerreiro da Grécia, Aquiles. Aquiles é um semideus. Após saber da morte de seu primo, Aquiles decide se vingar e volta ao campo de batalha. Ele se enfrenta com o príncipe de tróia e acaba matando Heitor príncipe de tróia.

No final Aquiles é morto pelo filho do rei de tróia que também acaba sendo morto, e tróia e dominada pelos gregos e sendo totalmente destruída e saquiada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Páris, filho de Príamo e irmão de Heitor, mata Aquiles com flechas, uma acertando seu calcanhar. Porém ele não é morto.
Páris resgata Briseida, sua prima e foge pelo esconderijo que Heitor mostrou a sua esposa Andrómaca.
Páris e Helena voltam a ficar juntos.