sexta-feira, 7 de março de 2008

resenha sobre o filme de tróia

Resenha sobre o filme tróia

Gilberto Alexandre da Luz

Para quem não conhece ou nunca leu, tróia se baseia no conto épico de Homero Chamado de “A Ilíada”. Poema que conta sobre o cerco e a queda de Tróia por causa de muitos motivos políticos, mas o verdadeiro estopin é causado pelo rapto de Helena.

Segundo a obra de Homero, a guerra de tróia teria durado cerca de Dez anos e seu inicio foi marcado como já mencionado acima pelo rapto de Helena e mulher mais bela do mundo, e quem faz o rapto e o filho mais novo do rei de tróia.

A Ilíada trata da chamada cólera de Aquiles, principal personagem da história, maior guerreiro grego que acaba se desentendendo com Agamenon. Como nas guerras da época o saque das cidades dominadas era comum e os bens dessa comunidade eram divididos entre os vencedores – assim como mulhres e crianças e velhos sobreviventes, que se tornavam escravos- a pilhagem era também um motor das guerras.

Após o rapto de Helena, Agamenon decide invadir tróia e conta com a ajuda do maior guerreiro da Grécia, Aquiles. Aquiles é um semideus. Após saber da morte de seu primo, Aquiles decide se vingar e volta ao campo de batalha. Ele se enfrenta com o príncipe de tróia e acaba matando Heitor príncipe de tróia.

No final Aquiles é morto pelo filho do rei de tróia que também acaba sendo morto, e tróia e dominada pelos gregos e sendo totalmente destruída e saquiada.

resenha do filme odisséia

Resenha do Filme Odisséia

O filme odisséia relata começa relatando o final do filme de tróia, que é a guerra pelo mar, até à guarda pelo marido Odisseu, que saiu para guerra, e uma vasta multidão de homens aguardam pelas mãos de Penélope, que havia prometido para Odisseu se ele não voltasse da guerra com vida ela não deveria ficar sozinha.

Penélope por sua vez inventa variadas artimanhas, para não ficar com nenhum outro homem a não ser aquele à qual ela amava e esperava por ele. Telêmaco, filho de Odisseu, ao atingir sua maioridade, também não fica quieto. Incitado em assumir o poder que lhe era permitido já que seu pai era rei daquele povo, e que também Telêmaco esperava pela volta de seu pai.

Por se achar o todo poderoso Odisseu acabou se revoltando contra todos os deuses dizendo que ele não precisava deles para retornar ao seu reino. No entanto, uma tempestade desvia – o do curso, e, em vez de ir parar a Ítaca, Odisseu vai para outro lugar distante de seu reino. O relato final do filme é Odisseu retornando para o seu reino tomando posse de tudo o que ele havia construído com suas mãos. Mata todos aqueles que estavam disputando a mãos de Penélope.